quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Atividade de pintura para bebês (e um bebê pintado)

Quem é mãe de bebê com menos de 1 ano sabe que eles colocam na boca tudo que encontram. Então, como fazer uma atividade de pintura sem colocar em risco a saúde do pequeno? Como as tintas possuem algum grau de toxidade, aqui em casa nós fazemos nossa própria tinta.

A receita é bem simples:

1xic. farinha de trigo
1 xic. de sal
1 xic. de água
Corantes alimentícios

Misture a água e o sal e deixe descansar por meia hora para dissolver completamente. Depois acrescente a farinha e mexa bem até ficar homogêneo. Separe em potinhos e acrescente o corante alimentício, misturando até obter uma cor uniforme.

Dica: use corante gel. Ele deixa a tinta com uma consistência melhor do que o líquido.

A tinta ficará com textura semelhante a guache, só um pouco mais grossinha.

Importante: Essa tinta não é comida! A receita leva sal e corante, ingredientes não recomendados para bebês. Contudo, se o pequeno experimentá-la, ele estará protegido de perigo. Aqui em casa o Ian provou as duas primeiras cores, fez careta e entendeu que não é para colocar na boca.

Na nossa atividade, o bebê foi o artista e a arte.


O Ian ficou mais pintado do que o paninho de prato que estávamos pintando.


Ele adorou a brincadeira! Eu mostrei as tintas cor a cor, uma de cada vez, deixei ele tocá-las, experimentá-las e lambuzar o que ele quis (aqui limitei nosso perímetro ao tapete de eva dele e cobri o sofá com um lençol). A atividade desenvolve a percepção das cores, o tato da textura da tinta e, é claro, a criatividade.


A tinta não mancha e é super fácil de limpar. Basta água e um sabonetinho de leve, sem muita esfregação.

E então? Gostaram dessa diversão?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário