terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sessão Baby Gourmet: POLENTINHA COM GALINHA ENSOPADA


A pedidos, criei uma sessão no blog dedicada às receitas de comidinhas que fazem parte do Cardápio do Ian. Semanalmente, postarei novas receitas.

Quero lembrá-las que não sou nutricionista e não tenho nenhuma formação técnica na área. As preparações que faço para o Ian são baseadas nas orientações da pediatra que o acompanha e nas minhas experiências pessoais.

Espero que os bebês de vocês gostem! Bom apetite!

A receita de hoje é Polentinha com Galinha ensopada



Ingredientes:

1 coxa de frango orgânico sem pele (eu mesma tiro a pele)

¼ cebola pequena picadinha

½ dente de alho picado ou amassado

2 tomates orgânicos maduros sem pele e sem semente, picadinhos

¼ cenoura pequena cortadinha em mini cubinhos

azeitona desalgada picadinha (usei 1 e guardei as as demais para fazer um pesto)

alecrim ou outra ervinha que o bebê goste

tempero verde orgânico picadinho (salsa e cebolinha)

azeite de oliva

1/3 de xícara de farinha de fubá ou de polentina (o fubá demora bastante para cozinhar, mas é mais saboroso). Tenha cuidado ao comprar o fubá, a polentina ou qualquer outro produto de milho, pois há muitos produtos de milho trangênico no mercado. Para quem não sabe, o símbolo do transgênico é um T dentro de um triângulo, ele fica geralmente na parte inferior das embalagens.

2 xícaras de água (1 fria e 1 morna)

1 colher de cafezinho de ghee (manteiga indiana)



Modo de preparo:

Com um fio de azeite, refogue a coxa de frango inteira, apenas para selar. Reserve. Em seguida, refogue a cebola, o alho, o tomate sem pele e sem semente e a azeitona dessalgada.

Tomate pelado:

Para tirar a pele do tomate faça um corte em X na pele e deixe-o de molho em água quente por 2 minutos. Assim, a pele facilmente se soltará.

 

Azeitona dessalgada:

Para dessalgar a azeitona, deixe-a de molho em água, na geladeira, por pelo menos 12 horas, trocando a água de tempo em tempo. A azeitona tem ótimo valor nutricional e é rica em ômega 6, contudo seu consumo deve ser moderado em razão do sal, por isso o ideal para bebês e crianças é dessalgá-la. 

Acrescente água ou caldo de galinha caseiro até cobrir a coxa, adicione a cenoura e o alecrim e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de meia hora ou até a coxa estar cozida. Retire a coxa e desfie a carne. Coloque a carne desfiada novamente na panela com o molho, e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Ajuste o tempero.

 

Para a Polenta, dissolva o fubá ou a polentina em uma xícara de água fria, mexendo. Depois que estiver completamente dissolvida, adicione a água quente e a manteiga ghee (ou um fio de azeite) e leve ao fogo baixo, mexendo de tempo em tempo. Se você utilizar o fubá, a polenta deverá ser cozida por pelo menos 30 minutos.

Sirva a polenta com o franguinho desfiado ensopado por cima e temperinhos verdes frescos.

 

DICA: para ficar mais saborosa, eu utilizo caldo de carne ou de galinha caseiros no preparo da polenta.

Meu caldo eu faço assim:

1 peça de frango orgânico com osso (uso coxa ou sobrecoxa) ou 300 gr de carne magra de segunda (uso acém)

1 cebola pequena cortada em 4 pedaços

1 dente de alho

1 cenoura pequena cortada ao meio

1 fatia de abóbora sem sementes com casca

1 talo de salsão

Bouquet garni (buquê de ervinhas frescas da preferência do seu bebê, amarrado com barbante alimentício)

1,5 L de água quente

Levar ao fogo por cerca de 1 hora (se for carne, utilizar panela de pressão) com a panela fechada. Após esse cozimento, retirar a tampa da panela e deixar reduzir (a água irá evaporar e o caldo ficará com sabor cada vez mais concentrado).

Depois de pronto, coe e leve o líquido em um recipiente de vidro à geladeira. Quando estiver frio, distribua em forminhas de gelo, cubra com papel alumínio e leve ao congelador. Depois que congelar, desenforme os cubinhos de gelo e guarde-os em saquinhos ziplock para utilizar nas preparações de comidas do bebê.

 

 

Um comentário: